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GESTÃO DE PESSOAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER


De maneira bem sucinta, a gestão de pessoas é uma forma de estratégia gerencial e investimento no bem-estar dos profissionais que trabalham na sua empresa. Isso vai muito além de apenas oferecer snacks ou espaços para descontração, mas uma política pensada exclusivamente no desenvolvimento do profissional no espaço de trabalho.


Um dos principais objetivos da prática de gestão de pessoas é humanizar a organização, aproximando o máximo possível a empresa do colaborador. Esse tipo de gestão deve atuar com o intuito de envolver e engajar profissionais. Esse processo é feito através de um ambiente de trabalho mais positivo e agradável para todos os envolvidos.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ÁREAS DE GESTÃO DE PESSOAS?


  • Recrutamento e Seleção


É uma área que fica responsável pela aquisição de novos talentos para o quadro de colaboradores da empresa. As demandas da empresa são supridas por novos funcionários especializados, e formam equipes estruturadas.


É preciso ter em mente que contratar a pessoa ideal para o cargo certo é essencial para o sucesso de qualquer tipo de empresa, principalmente, quando necessita de uma mão de obra específica. Afunilar o processo seletivo para encontrar o talento necessário é aconselhável nessas situações.


Por esses motivos, os processos seletivos podem ser delicados. Como a demanda poderá vir antes da busca, o colaborador terá que ter habilidades e conhecimentos especiais para a função e que, claro, esteja também alinhado com os valores da empresa.


  • Departamento Pessoal


O Departamento Pessoal é responsável por todos os processos burocráticos e relações trabalhistas do empregador. É um setor que tem como objetivo manter as responsabilidades fiscais e legislativas da empresa em ordem.


A finalidade do Departamento Pessoal, portanto, é assegurar que todas as leis trabalhistas estão sendo cumpridas.





  • Treinamento e Desenvolvimento de Colaboradores


É uma área que garante que os funcionários estejam alinhados conforme a cultura organizacional desejada da empresa. Isso significa que, através de intervenções - como cursos, treinamentos, ações de longo ou curto prazo -, a empresa desenvolve o profissional segundo o fit cultural próprio. Mas há diferenças entre treinamento e desenvolvimento, como veremos a seguir.


O desenvolvimento de colaboradores costuma ter um resultado a médio e longo prazo, porque busca mudar comportamentos enraizados no funcionário, e otimizar competências que ele já possui. O objetivo é a melhora de características que já existem e isso, normalmente, leva um tempo maior do que criar competências.


Um treinamento bem estruturado traz resultados rápidos. Costumam ser elaborados a partir de uma necessidade, oportunidade ou problema da empresa. É uma forma também de aumentar a produtividade e motivação do time, além de manter uma atualização constante do capital intelectual da organização.


  • Cargos e Salários


Essas são ferramentas extremamente valiosas para motivação e engajamento dos colaboradores. Nesta área, o objetivo central é manter alinhadas as estratégias da empresa e a motivação dos funcionários, através de um plano de cargos e salários. Isso ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores, já que, ao saberem o seu futuro na empresa, sentem-se motivados a continuar e a fazer um bom trabalho para conquistar novas oportunidades.


  • Gestão de Benefícios


É uma das áreas mais importantes em qualquer empresa. Isso porque, os benefícios que uma organização oferece aos seus colaboradores, muitas vezes, é o que mantém, principalmente, os grandes talentos ali por anos. Também é possível ver um aumento da produtividade, além de uma melhora no clima organizacional e um clima empresarial extremamente positivo.


O salário não pode ser a única coisa que mantém os funcionários em uma empresa, porque isso é um fator desmotivador. Existe uma necessidade de outros tipos de benefícios, não só para a retenção de talentos, mas para a atração também.




QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS?


A primeira coisa para se ter em mente é que o capital humano de uma empresa é o seu bem mais precioso. Graças a ele, aspectos como venda de produtos, emissão de relatórios, alcance de metas, etc. se desenvolvem.


Todos os colaboradores precisam ser estimulados continuamente para se desenvolverem e conseguirem realizar um ótimo trabalho na empresa. É por isso que a gestão de pessoas tem como foco principal encontrar as melhores práticas para abranger a empresa em prol de um objetivo em comum.


O departamento de gestão de pessoas é extremamente necessário em uma empresa, e vai muito além de distribuição de kits de boas-vindas ou festas. São políticas de bem-estar e saúde no ambiente de trabalho, que nos últimos anos se tornaram impossíveis de serem ignoradas.


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