top of page

Registro de marca: como evitar fraudes?

O que é registro de marca?


Esse processo serve para garantir a proteção da sua marca, além de possibilitar uma série de novos horizontes quando falamos do crescimento do seu negócio. É uma ação realizada através do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Se você deseja saber mais sobre, temos materiais interessantes para você.


Casos comuns de fraude


Como dito acima, não só no segmento que falaremos, mas em geral, os casos de golpe se tornaram muito comuns nos últimos anos. E com o avanço digital, ainda mais. Mas, dois casos têm sido bem comuns.


Caso 1


Esse é destinado a quem ainda não tem uma marca registrada. A pessoa recebe uma ligação e o golpista se passa por uma consultoria especializada e diz que outra empresa está tentando realizar o registro com o mesmo nome dela e que eles já deram entrada. A partir disso, segundo eles, se a pessoa não pagar o boleto que eles enviarem, o quanto antes, ela poderá perder o direito a usar o nome do seu negócio. Nesse caso, utiliza-se o medo e a urgência como armas para a pessoa cair no golpe.


Caso 2

Aqui o público é diferente. Nesse caso, a pessoa que já iniciou o processo recebe um email de autor desconhecido, com o boleto anexado, dizendo que a pessoa tem um certo prazo para realizar o pagamento, caso contrário, ela perderá todo o processo feito até ali. Mas, acontece que o INPI não envia boletos por email.

Em ambos os casos, percebemos algo em comum que é o senso de urgência. Além disso, imagine a cabeça de um pequeno empresário que está focado em fazer o operacional funcionar e recebe um e-mail ou telefonema como esse. Nunca se deve acreditar em empresas que pedem valores, sem mesmo apresentar qualquer documento ou comprovante de processo. Empresas sérias realizam todo o processo de forma transparente e de forma honesta.


O registro de marca é um processo que nasce para viabilizar mais segurança para o negócio e situações como essas podem ser evitadas, desde que tenhamos o devido cuidado. Além disso, para evitar qualquer situação como as citadas acima, procure uma empresa especializada no assunto e que já possui um histórico de credibilidade.


Obrigado por ter estado conosco hoje e caso tenha alguma dúvida ou precise de consultoria no registro da sua marca, fale conosco.

Commentaires


bottom of page