O registro de marca tem se mostrado um grande aliado quando falamos de segurança e legalidade do negócio. Além disso, uma empresa que alcança o sucesso passa a ser visada. Porém, essa curva de crescimento é consideravelmente maior quando falamos de influenciadores, pois eles conseguem engajamento e visibilidade com muito menos tempo.
Além disso, é bem comum que juntamente com esse sucesso, sejam criados negócios paralelos para reinvestir o que é arrecadado graças a internet. Hoje, vamos te explicar a importância de influenciadores digitais olharem de forma diferente para o registro de marca, que mesmo sendo para muitos algo burocrático, serve para defender o esforço que tiveram até ali.
Alcance x responsabilidade
Na era digital, a presença de influenciadores se intensificou consideravelmente de 10 anos pra cá, assim como a junção de grandes marcas no processo. Segundo um estudo feito pela Nielsen, até metade de 2022, tínhamos 500 mil influenciadores no Brasil, com pelo menos 10 mil seguidores. Com isso, o alcance desses perfis está cada vez maior, assim como gerando mais receita para marcas que se aliem a eles. No início do que conhecemos como redes sociais, as marcas não estavam tão presentes como hoje e não olhavam para o que era dito no ambiente digital, até que isso começou a influenciar na rotina de compra do consumidor.
Caso: Camila Coutinho
A partir disso, a visibilidade pode ser tanto uma vantagem, quanto desvantagem, caso determinados cuidados não sejam tomados. Por exemplo, a influenciadora e blogueira Camila Coutinho passou perto de ter maiores problemas, não fossem as precauções tomadas. Uma empresa de cosméticos lançou uma linha utilizando um nome similar ao do blog de Camila, com o nome “Garota Estúpida”. Sendo que o blog se chama “Garotas Estúpidas”. Graças ao registro de marca, a influenciadora pôde vencer o processo na justiça. Logo, situações como essa, são categoricamente possíveis de acontecer, já que com o sucesso de um perfil, é comum que haja uma expansão financeira. E principalmente no ambiente digital, é ainda mais rotineiro que haja um ou outro que queira se utilizar do nome da pessoa para lucrar indevidamente.
Além do que já falamos, o registro de marca pode servir para a proteção do patrimônio virtual, já que nada impede que outra pessoa corra na frente e faça o registro, só para obter vantagens futuras. E isso sendo feito, não há o que fazer para reverter, já que o registro é de outra pessoa. Fora que, com o registro, os horizontes se abrem para um potencial licenciamento de produtos ligados à marca. Como já foi dito aqui, não há problema em pensar grande.
A legalidade sempre compensa e caso esteja precisando de ajuda ou assessoria no registro da sua marca, fale conosco e será um prazer te orientar. Obrigado por ter lido até aqui. Até a próxima!
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