Estamos chegando ao final de mais um ano, período em que os sonhos e desejos se renovam. Essa, também, pode ser época de investir na proteção e valorização do seu negócio, através do registro de marca.
Em 2023, até setembro, foram abertas 2.716.269 empresas no Brasil, porém apenas 6% tiveram a sua marca registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Pensando nos outros 94% que ainda não fizeram o registro, a Manacá apresenta 3 motivos para você não deixar a sua marca desprotegida e registrá-la o mais rápido possível.
Investir na segurança da sua marca:
É uma estratégia importante para proteger a reputação e os ativos da empresa, sendo uma medida preventiva fundamental que pode economizar tempo e recursos a longo prazo.
Esse investimento começa com o registro de marca, concedendo os direitos legais sobre o uso exclusivo da mesma, ajudando a evitar que seja utilizada indevidamente.
O monitoramento online é ponto muito importante para a segurança, pois com a utilização de ferramentas, podem ser realizados rastreamentos de menções e referências à sua marca, identificando possíveis violações.
Ainda no âmbito cibernético, é fundamental proteger a presença online, incluindo o site e redes sociais, contra ameaças. Isso envolve a implementação de medidas de segurança, como firewalls, atualizações regulares de software e a educação da equipe sobre práticas seguras na internet.
Uma das sugestões em investimento para deixar a marca segura, é contratar empresas especializadas em segurança da marca, como agências de proteção ou firmas de advocacia, para obter orientação e assistência profissional.
Valorizar a marca
Com o processo de registro concluído, a sua marca se tornará forte, valorizada e, com isso, irá se destacar no mercado, tornando-se mais facilmente reconhecida pelos consumidores.
Outro ponto de destaque é o fato de que marcas valorizadas têm a capacidade de fidelizar clientes, através de relacionamentos sólidos. Eles estão sempre comprando e recomendando a empresa, contribuindo para o crescimento e a estabilidade do negócio.
Uma marca valorizada é frequentemente associada à qualidade e confiabilidade. Isso pode permitir que a empresa cobre preços mais elevados por seus produtos ou serviços, pois os consumidores estão dispostos a pagar mais por uma marca de confiança. Além disso, ela aumenta a credibilidade do público, resultando em maior aceitação de novos produtos e serviços.
Trazendo para o âmbito financeiro, quando uma marca valoriza ela se torna um ativo valioso no balanço patrimonial de uma empresa, podendo ser avaliada e até mesmo vendida a um preço significativo.
Torna-se também um atrativo para investidores e parceiros, que tendem a ter mais atração por empresas com marcas fortes, pois percebem menor risco e maior potencial de retorno.
Com o passar dos anos, uma marca valorizada tem maior probabilidade de permanecer relevante, garantindo longevidade e sustentabilidade dos negócios.
Evitar custos e problemas futuros
Como apresentado durante o artigo, o registro de marcas protege o seu negócio de ter custos fora do previsto e problemas futuros.
Para evitar dores de cabeça e ter segurança, aproveite esse final de ano, registre a sua marca e curta as festas com tranquilidade.
Registre a sua marca com a Manacá
Está indeciso ou possui algumas perguntas sobre o registro?! Clique aqui e tire as suas dúvidas com os melhores profissionais do mercado e faça o seu registro com a Manacá.
Comments