O primeiro grande passo para oficializar o seu negócio é registrar o nome no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso protegerá sua marca de qualquer tipo de cópia do nome e do logotipo, caso tenha um. Assim, a reputação da sua marca permanece intacta.
Mas para isso, é necessário alguns documentos, e além de tudo, comprometimento. Todo o processo do INPI demora cerca de 12 meses. Então você precisa ficar de olho periodicamente no portal do Instituto para saber em que fase está o seu processo e se você precisa enviar alguma documentação ou pagar alguma taxa.
Chegou a hora de registrar a minha marca: quais documentos levar?
Agora é a hora para conferir se todos os documentos estão em ordem. Pegue seus documentos e vamos para a checklist:
PESSOA JURÍDICA
Cópia do contrato social; Requerimento de Empresário; Certificado do MEI; Estatuto Social
Endereço completo.
Cópia da última alteração contratual, se tiver
RG e CPF do administrador legal da empresa ou presidente (em casos de associação)
Logomarca (não é obrigatório)
PESSOA FÍSICA
CPF
Endereço completo.
Logomarca (não é obrigatório)
Com esses documentos em mãos, você consegue registrar sua marca sem problemas no site do INPI, lembrando que toda a burocracia e taxas do Instituto são comunicadas sempre pela equipe Manacá, nunca por e-mail ou telefonemas suspeitos.
Quer ficar tranquilo? Sem dúvidas, sem dor de cabeça? A Manacá assume toda a burocracia imposta pelo o INPI com um time de melhores profissionais do mercado, com um preço que cabe no seu bolso. Vem falar com a gente!
Comments