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5 vantagens de ter a sua marca registrada

O registro da sua marca, além de ser algo necessário, possui benefícios para a empresa que o fizer. No caso de muitos empreendedores, existe um receio em fazer o processo. Em muitas situações, por motivos pequenos, como não saber do que se trata ou o que isso pode trazer de ganho para o seu negócio. Pode ser também por querer evitar taxas. Mas o processo de registro de marca é fundamental para estabelecer a empresa e colocá-la em paridade no mercado. Hoje iremos te mostrar 5 das principais vantagens de fazer o registro da sua marca pelo INPI e o quanto isso pode ser benéfico para a sua empresa.


Função da marca e vantagens do registro


Uma das principais funções da marca é definir do que se trata o seu produto ou serviço. Ainda mais além, ela é responsável por explicar ao público, de forma intrínseca, a filosofia da empresa e qual é a sua proposta de valor para o consumidor. Claro que em um contexto de tanta objetividade como o nosso, é muito fácil ignorar detalhes tão importantes como esses que iremos trazer. Além disso, é um processo feito 100% online, o que é um facilitador para o empreendedor que já está habituado ao novo formato remoto.


Exclusividade


Imagine você andando na rua e vendo alguém com o nome similar ao da sua empresa. Você, prontamente, procura entender porque aquela empresa está usando o nome da sua. Mas, ao perceber que ela é quem detém o registro oficial de marca, qual seria sua atitude? Mudar o nome da sua? Esperar uma notificação extrajudicial? Muitos pensam que só devem fazer o registro depois de alguns anos, pois preferem esperar que a marca ganhe força. Mas, não é bem por aí. Pense que são anos de trabalho desperdiçados, tudo porque o empreendedor não tomou os devidos cuidados.


Segurança


Talvez essa seja a principal vantagem quando pensamos em registro de marca. Sabemos que empreender é sinônimo de se arriscar por algo maior, mas, não é porque você está se arriscando buscando o crescimento do seu negócio, que você deva elevar isso ao extremo, contar com a sorte e não registrar sua marca, já que ela é um patrimônio essencial para a sua empresa e deve ser tratada como tal. Infelizmente, os danos dessa negligência são graves e esse cuidado deve ser levado em conta. Um cenário diferente como o de cima: imagine você estar trabalhando o seu negócio há 5 anos e quando vai registrar, vê que uma pessoa mal intencionada fez o registro para atingir o seu negócio. Pagar pra ver não é uma boa opção.


Apresentação


Como dito anteriormente, uma das principais funções da marca é apresentar o que aquela empresa vem fazer. Temos os exemplos de alguns logos que fazem esse trabalho com excelência, como Fedex e Amazon e dizem com genialidade o tipo de serviço que entregam. Para além disso, cumprem com qualidade, como complemento ao que é prometido. A marca deve passar esse mix de sentimentos que vai reforçar os valores daquela organização.

Ter aquele famoso ®, de registrado, ao lado da sua marca pode tornar a sua apresentação ainda mais interessante e confiável para os seus consumidores. No entanto, de acordo com as regras do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, esse símbolo só pode ser utilizado por marcas que já possuem o registro consolidado.


Valorização


Esse caso tem uma atuação conjunta com o anterior, pois quando vemos uma marca com uma boa aparência, temos a impressão de que aquela empresa entrega um bom serviço. Obviamente, não vamos dizer que só isso é o suficiente. O valor que estamos falando só é possível desde que a marca possua segurança de que não vai ter seu ciclo de crescimento interrompido por questões legais.


Royalties


Imagina-se que todo empreendedor vise o crescimento exponencial da sua marca e com isso, em alguns segmentos, podemos ter o uso de franquias, por exemplo. Esse formato só é possível através de um contrato de licença de marca, de acordo com a Lei de proteção industrial nº9279, nos artigos 139, 140 e 141.


O registro de marca não é algo a ser feito só por grandes negócios. Pense que todas as empresas que hoje são referências começaram de algum lugar. Se você deseja o crescimento do seu negócio, comece a encará-lo como grande desde já, para que não aconteça o pior no futuro. É o tipo de problema que não precisamos ter. Obrigado por ter ficado até aqui. Até a próxima!

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