top of page

UNICÓRNIOS BRASILEIROS - CONHEÇA AS STARTUPS AVALIADAS EM MAIS DE 1BI

Atualizado: 25 de ago. de 2022

Ser uma startup unicórnio significa que sua empresa é avaliada em, pelo menos, um bilhão de dólares antes de realizarem o IPO (Initial Public Ofering). Em 2013, a investidora Aileen Lee culminou o termo “Unicórnio” para esse tipo de empresa. Mas três características principais são necessárias para que uma startup seja uma unicórnio, além da marca de 1BI: tecnologia, escalabilidade e crescimento acelerado.


Fizemos um post aqui no blog explicando cada detalhe sobre esse tipo de startup, e você pode conferi-lo aqui.


UNICÓRNIOS BRASILEIROS


Um levantamento feito em abril de 2022, apontou que o Brasil está em nono lugar no ranking dos Top-10 países com mais Startups Unicórnios, somando 16 empresas no total. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos, com 562, seguido pela China, com 173.


A pesquisa feita pela AAAInovação mostra que o Brasil não apenas faz parte dos países mais promissores para as startups, como também é um “celeiro” de unicórnios. Existe um mercado de consumo que permite o nascimento, desenvolvimento e existência de uma gama diversificada de negócios para criar mercados propícios e expressivos para esse tipo de startup.


Mas afinal, quais são as empresas unicórnios brasileiras? Separamos algumas delas para apresentarmos aqui. Vamos lá:


  • Gympass

É uma startup que criou uma plataforma para que funcionários de corporações associadas a empresas pudessem ter acessos a diversos estabelecimentos da área fitness. Ela foi criada em 2012 e se tornou uma unicórnio em 2018.


  • Frete.com

É uma startup que usa a tecnologia para otimizar a conexão entre empresas e caminhoneiros. Foi criada em 2013 e virou unicórnio em 2021.


  • Quinto Andar

É a maior plataforma de imóveis e moradia da América Latina. Ela foi criada em 2012 e virou unicórnio em 2018.


  • 99

A empresa tem como missão baratear o transporte do Brasil e aliviar o trânsito das maiores cidades do país. Foi criada em 2012 e virou unicórnio em 2018.


  • Ebanx

É uma startup de soluções de pagamentos, muito utilizada por empresas para pagamentos online em diferentes países. Foi fundada em 2011 e se tornou uma unicórnio em 2019.


  • Hotmart

É uma plataforma de educação online, com cursos e aulas para professores e alunos. Foi criada em 2011 e virou uma unicórnio em 2021.


  • Loggi

É uma empresa de pacotes e encomendas que está presente em todas as capitais do Brasil. Foi criada em 2013 e se tornou uma unicórnio em 2019.


  • Ifood

É o aplicativo de entrega de alimentação mais famoso do país. Foi fundado em 2011 e se tornou uma unicórnio em 2018.


  • Vtex

É uma plataforma que reúne marketing digital, comércio e gerenciamento de pedidos. Foi criada em 2002 e virou uma unicórnio em 2020.



O Brasil tem um cenário econômico extremamente propício para que mais startups se tornem unicórnios. E é por esse motivo que um número grande de investidores estão focados no maior país da América Latina. A expectativa é que o número de unicórnios dobre nos próximos anos em solo brasileiro.


Siga a Manacá nas redes sociais e fique de olho no nosso conteúdo exclusivo!


0 comentário

Comments


bottom of page