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Tendências de negócios e marketing para 2024


Sempre que um ano se aproxima do seu término, começamos a pensar no próximo ano, em como ele deve ser para os negócios, refletindo sobre o que deu certo e projetando o que pode se tornar tendência, para melhorarmos ainda mais os resultados da empresa.

Quando falamos de negócios e marketing, o ano de 2023 foi repleto de novidades, algumas que vieram para ficar, enquanto outras foram apenas passageiras.

Ao olharmos para 2024, podemos vislumbrar cenários de confirmação e um maior desmembramento das tendências deste ano, além de novidades que vão fazer o seu negócio se conectar de uma maneira jamais vista com o seu público, trazendo, com isso, um crescimento ainda maior.

Para você ficar por dentro e fazer o seu negócio bombar, listamos algumas das principais tendências de marketing para 2024.


Aumentando a produtividade com IA

A Inteligência Artificial foi uma das tendências de 2023 que chegou para ficar. A tecnologia tem evoluído de maneira vertiginosa, registrando um notável avanço e capturando significativa atenção do mercado.

Embora tenha havido considerável especulação sobre as aplicações concretas da IA, é a notável elevação da produtividade que se destaca como uma das principais possibilidades.

De acordo com os resultados do Panorama de Marketing de 2023, uma pesquisa conduzida pela RD Station, 73% dos entrevistados identificam essa tecnologia como uma ferramenta crucial para impulsionar a produtividade, destacando-a como a principal tendência de marketing nos próximos anos.

Isso implica que a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial pode resultar em ganhos significativos de produtividade e eficiência para as equipes de Marketing. Contudo, não é suficiente simplesmente implementar a IA, sendo fundamental compreender a maneira mais eficaz de incorporar essas ferramentas à nossa rotina de trabalho.


Humanização na comunicação

Uma das principais tendências de marketing para 2024 é a humanização da comunicação, fazendo com que o cliente se aproxime ainda mais da marca, tendo uma experiência ainda melhor. À medida que o mundo se digitaliza cada vez mais, a importância de estabelecer conexões humanas torna o negócio mais real.

As marcas já estão cientes desse fenômeno, compreendendo que se destacar vai além da simples oferta de produtos ou serviços. A ênfase está em criar uma experiência única para o cliente. Portanto, o foco na humanização da comunicação visa atingir as dores e desejos dos clientes de maneira sincera.


Canais de mensagem direta

O comportamento do ser humano tem mudado ao longo do tempo. No entanto, quando falamos sobre o mundo digital a conduta tem se alterado rapidamente.

Os smartphones tornaram-se parte do nosso corpo. Passamos o dia com ele nas mãos trabalhando, vendo as redes sociais, lendo notícias e trocando mensagens, seja com os amigos ou com a empresa

Por isso, o marketing conversacional está se tornando ainda mais relevante, e as redes sociais estão investindo cada vez mais em canais de mensagem direta.

Para se ter uma ideia da dimensão que esse canal está tomando, de acordo com o Mark Zuckerberg, CEO do Meta, as plataformas da sua empresa tem 600 milhões de chats via apps todos os dias.


Collabs e ecossistema de parcerias

A teoria do “Juntos somos mais fortes”, aparentemente, pode ser utilizada também no mundo digital e dos negócios. Ter outras marcas, empresas e até mesmo criadores de conteúdo como parceiros, surge como uma ótima estratégia para atrair novos públicos.

Existem diversas oportunidades de colaboração para impulsionar o crescimento. Essa cooperação pode se materializar através do Co-Marketing, que envolve a criação conjunta de conteúdo assinado por duas ou mais marcas, no lançamento de experiências e produtos, e na formação de ecossistemas de empresas com os mesmos interesses.

Além de desfrutar de um aumento nas vendas, por conta da ótima performance nas redes sociais, as marcas também podem utilizar esse plano para estimular a inovação e adquirir conhecimento por meio de novas parcerias.


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