Registrar a sua marca é um dos maiores passos para realmente abrir sua empresa, e um dos mais importantes. Fazer o registro garante que o nome do seu negócio será completamente seu, e por isso, ninguém poderá usá-lo. Isso é muito importante porque, o nome da sua empresa é a porta de entrada para seus clientes, é o marketing, o atrativo principal e a base para conquistar seu público.
Mas quando eu sei que realmente é hora de registrar a minha marca? Nós da Manacá fizemos um checklist para você não se estressar com isso! Olha só:
✓ VOCÊ JÁ TEM O OBJETIVO DA SUA EMPRESA
Às vezes achamos que o nome da empresa pode ser completamente desconectado do objetivo, do meio em que sua empresa irá atuar. Porém, é importante que você, primeiro, tenha o objetivo do negócio em mente, que saiba qual é a natureza da sua marca (se é um produto, serviço…), se ela será uma marca tridimensional, coisas desse tipo. Mas por quê?
Primeiro porque na hora de registrar a sua marca isso é importante para a documentação. Segundo porque o nome da sua empresa precisa transmitir a essência do seu negócio. É importante passar um tempo nesta etapa, sem apressar o processo. Pense no objetivo da sua empresa. Esse é o primeiro passo.
✓ CONSULTE MARCAS JÁ REGISTRADAS
É interessante você fazer uma pesquisa sobre o nome escolhido para o seu negócio. Talvez ele já esteja em uso, ou completamente disponível. A prioridade legal do processo é sempre para quem solicitou o nome ou a arte primeiro. Independente disso, talvez essa seja a hora de você contratar uma empresa de consultoria completa como a Manacá. Nós fazemos todo o processo para você, e ainda te deixamos por dentro de cada etapa!
✓ CONFIE NO SEU NEGÓCIO
Esse é o passo mais importante. Você precisa acreditar no seu negócio, e querer que ele se expanda. Sem isso, não há nada que ninguém possa fazer para que dê certo. Acredite na capacidade do seu empreendimento, e na sua capacidade de empreender! O sucesso começa aqui!
Caso você já tenha cumprido todos os passos dessa checklist, chegou a hora de registrar a sua marca! Você não precisa ter anos de mercado para fazer esse processo, aliás, melhor que você passe por isto logo no início do seu empreendimento. Para isso, basta ter:
Nome da marca
Titular da marca (pode ser a própria empresa através de um CNPJ, ou uma pessoa física com o CPF)
E caso você já tenha uma logomarca, você também já pode registrá-la nesse processo
Claro que você pode fazer tudo isso sozinho, colher todos os documentos e dar entrada no processo. Mas, com Manacá, além de ter uma consultoria, você fica tranquilo em questões de prazo e investimento.
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