top of page

Registro de marca para bandas e artistas: qual a importância?

O registro de marca é um processo que vale tanto pelo que ele pode somar, quanto pelo que a sua falta pode trazer de negativo. Já falamos anteriormente sobre como esse procedimento impacta na vida de empresas e startups. Mas, engana-se quem pensa que bandas e artistas não precisam se preocupar com a parte legal da marca. Hoje, vamos falar sobre a importância do registro de marca para o setor musical e artístico e como podem ser graves os impactos de não tomar os devidos cuidados legais.


Exposição


Diversos artistas, principalmente em início de carreira, enfrentam muitas dificuldades até “estourar” de fato. E devido a isso, têm que se dividir entre serem criativos e cuidar das questões logísticas da banda ou carreira. A partir disso, é comum que não se tenha o devido olhar para as áreas que envolvem a parte legal da banda. Uma dessas áreas é o registro da marca. E não pense que isso é difícil de acontecer. Bandas como Jota Quest e Natiruts já passaram por problemas sérios nesse sentido.



Exemplo


Imagine que a sua banda já tem 5 anos de existência e começa a ganhar uma certa visibilidade, quando de repente, recebe uma notificação dizendo que está utilizando o nome de outro grupo musical, com menos tempo de existência. Logo, a primeira coisa a se pensar é que você chegou primeiro e por isso tem direito ao uso do nome ou marca. Mas, para o INPI, que é o órgão responsável por isso, importa quem concluiu o registro primeiro. Por isso, qualquer pretensão que se tenha de ter sucesso, deve ser acompanhada de todos os cuidados possíveis.


Como evitar problemas?


Como dito acima, o artista destina tempo e energia para criar e conduzir o projeto da melhor maneira possível. Nesse caso, o indicado é recorrer a uma empresa que tenha seriedade para acompanhar todo o processo de registro de marca para que problemas como os citados acima não ocorram. Além disso, o registro de marca tem a validade de 10 anos. Logo, não se trata apenas de fazer uma vez. Imaginando um cenário ainda pior, imagine uma banda com todo esse tempo, já estabelecida, ter que enfrentar problemas na justiça que poderiam ser evitados com a devida precaução.

Se você deseja ajuda com o registro da sua marca, fale conosco e iremos conduzir todo o processo com seriedade e respeito ao seu negócio. Obrigado por ter lido até aqui. Até logo!


0 comentário

Comentários


bottom of page