top of page

Registro de marca: como conquistar o R para 2023?

O registro de marca é o sonho de muitos negócios que pensam em alcançar a excelência. Infelizmente, nem todos seguem os devidos passos para terem um processo correto. Além disso, são muitos os casos em que se prefere não fazer o registro visando uma suposta “economia”, mas não se tem o devido olhar para a questão de que o registro de marca vem justamente para prevenir futuros problemas, além de possibilitar novos horizontes para o negócio que almeja o sucesso. Hoje, vamos te mostrar como alcançar e quando utilizar o tão sonhado ® de marca registrada.



Erros comuns


É bem corriqueiro ver empresas que não sabem a hora exata em que já estão autorizados a utilizar esse recurso visual e suas marcas. E isso pode gerar problemas perante a lei, pois, por se tratar de um documento, quando eu utilizo o ®, estou dizendo que minha marca é registrada. Mas, se deve lembrar que isso não deixa de ser uma espécie de falsificação de documentos ou até mesmo propaganda enganosa, já que se trata de uma afirmação que não é verdade, tendo em vista que o status de registrado pode render mais credibilidade para a marca. Não seguir as devidas regras pode trazer complicações para a empresa.


A partir de quando já é permitido?


É bastante comum que empresas que deram entrada no processo de registro de marca, seja diretamente ou através de uma empresa especializada, já queiram usar o ®, mas isso não é recomendado pelas razões que citamos acima. O fato de ter iniciado o processo não significa que a marca já esteja registrada.

Recomenda-se que se use o ® somente após o pagamento da taxa final do INPI, também conhecida como taxa de concessão. É somente com esse pagamento, que ocorre na etapa final do processo de registro, que sua marca passa a ser, de fato, registrada. Lembrando que o único registro válido é o do INPI. Se alguém te oferecer algum outro, cuidado!


Como garantir o sucesso no registro?


Mas, para ter certeza que seu projeto de registro de marca seja bem sucedido, avalie contratar uma empresa especializada no assunto, pois dessa forma, você poderá focar na parte operacional do negócio e deixar a parte mais burocrática para quem já tem experiência no assunto. Se você deseja ajuda com o registro da sua marca, fale conosco!

Obrigado por estar conosco hoje e até a próxima!





0 comentário

Comentários


bottom of page