top of page

O QUE SIGNIFICA SER UNICÓRNIO NO MUNDO DAS STARTUPS!

Startups Unicórnios são empresas de tecnologia privada avaliadas em mais de um bilhão de dólares, antes de realizarem o IPO (Initial Public Offering). Ou seja, antes de abrirem seu capital em bolsas de valores.


Empresas desse tipo também são extremamente reconhecidas por serem do campo tecnológico e inovarem no mercado que estão inseridas. Só em 2022, para se ter uma ideia, foram contabilizadas mais de 900 startups unicórnios no mundo.


STARTUPS UNICÓRNIOS: O QUE SÃO E SUA ORIGEM

O termo unicórnio para designar esse grupo de startups foi culminado pela investidora-anjo e fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, em 2013. Nesta época, apenas 39 empresas tinham tal título.


Para Lee, as primeiras startups Unicórnios nasceram em 1990, com o Google sendo o super Unicórnio da década. Porém, a maioria delas foi fundada depois do ano 2000 e a gigante da década foi Mark Zuckenberg, com o Facebook.


As principais características que definem uma empresa desse tipo são:


  • Inovação;

  • Posição de vantagem no mercado (já que são pioneiras na área que atuam);

  • Grandes investimentos em tecnologia; e

  • Foco no cliente.



O QUE MUDA QUANDO A STARTUP TORNA-SE UMA UNICÓRNIO?

A grande mudança está, na realidade, no modo como os fundadores enxergam essa nova etapa. É importante que haja políticas para manter um crescimento acelerado e, para isso, é interessante que os processos de execução e estratégia estejam sob supervisão de outra pessoa do time, que não seja uma das fundadoras.


Isso porque, a empresa passará por inúmeras mudanças e o time fundador tende a agir com mais conservadorismo do que uma equipe contratada especialmente para a nova fase do projeto.


A startup unicórnio deve estar atenta ao mundo exterior para fazer melhorias e estar conectada às novidades tecnológicas, superando seus próprios sucessos anteriores. Para isso, é comum contratar novos talentos, que não tenham tanto receio de arriscar, e acrescentem uma mentalidade nova à startup.


TOP 3 STARTUPS UNICÓRNIOS DO MUNDO

As TOP 3 Startups Unicórnios (ou super-unicórnios) mais valorizadas do mundo são:


  1. Bytedance, da China, avaliada em 140 bilhões de dólares. Dona do famoso app Tiktok.

  2. Spacex, do magnata Elon Musk, avaliada em 100,3 bilhões. Focada em exploração espacial.

  3. Stripe, criada em São Francisco, uma fintech avaliada em 95 bilhões. É uma empresa de pagamentos online.


A lista completa está disponível no site da CB Insights e você pode acessar aqui.


As Startups Unicórnios estão aumentando no mundo inteiro, e não é novidade que a quantidade desse tipo de empresa esteja cada vez mais alta. Além das Fintechs, as Unicórnios também já estão explorando outros mercados, como as Healthtechs ou as Agtetechs. São realmente um grupo para ficar de olho!


Gostou do nosso conteúdo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo exclusivo!


0 comentário

Comments


bottom of page