O rebranding é um passo que toda empresa vai precisar passar, já que as tendências de mercado estão constantemente em mudança e, com isso, é necessário se adaptar. Quem não se lembra daquelas logomarcas cheias de detalhes, há muitos anos? Atualmente, é bem difícil ver uma grande marca que tenha esse perfil. Hoje, falaremos sobre qual é o momento ideal para realizar o rebranding, tanto na parte estratégica, quanto no âmbito legal.
O que é rebranding?
Conhecido também por muitos profissionais como “redesign de marca”, o rebranding é o processo de atualização do desenho da logo. Em muitos casos, isso vem com o reposicionamento dos pilares de missão, visão e valores. A partir disso, geralmente, não é um processo que ocorre com tanta frequência, já que é necessário estabelecer o que é proposto naquele planejamento. Geralmente, além da marca, toda identidade visual é alterada.
Principais motivos para o rebranding
Os casos geralmente ocorrem em situações em que a empresa deseja chegar até um novo target ou agregar novos produtos, ou serviços à sua atuação. Mas a mais comum tem a ver com o reposicionamento e com as tendências do mercado. Casos como compra da empresa por grupos maiores também são bem comuns. Ao alcançar um determinado tamanho e estrutura, é comum que a organização deseje se reposicionar com uma nova marca.
Qual o melhor momento?
Aqui temos dois tipos de momento. O primeiro é o estratégico, que vai dizer quando realmente vale a pena realizar o rebranding. Geralmente, pelas questões citadas acima, as empresas entendem ser uma boa hora de se reposicionar. O outro ponto pode ser considerado mais exato que o primeiro, já que vale a pena esperar a renovação da marca em si junto ao INPI. Além disso, é prudente já alinhar esse processo e fazer tudo de forma conjunta.
Nesse caso, vale a pena contar com uma assessoria jurídica qualificada, que pode acompanhar todo o processo e garantir que seja bem-sucedido. Para questões como essa, é essencial ter um olhar sensível a entender que tipo de público a empresa deseja atingir. Além disso, deve-se garantir que a identidade visual esteja em consonância com o objetivo previsto no planejamento. Se você precisa de ajuda com o registro ou renovação da sua marca, fale conosco. Até logo!
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