A hora de escolher o nome da sua empresa é uma das decisões mais importantes a se tomar. Às vezes, a necessidade de ser super criativo e tentar inventar diversos nomes acaba dificultando o processo, além de tomar muito tempo. Talvez, o nome perfeito seja o de alguém que significa muito para você ou o seu próprio.
É POSSÍVEL REGISTRAR O NOME DA MINHA EMPRESA COM O MEU NOME PRÓPRIO? COMO?
Em uma resposta rápida: Sim, é possível! O mercado está repleto de empresas que fizeram isso, como Walt Disney, um império de entretenimento ao redor de seu nome; ou Ferrari, uma das marcas mais famosas do mundo que leva o sobrenome de Enzo Ferrari.
A lista de marcas registradas com nome de pessoas é imensa e basta uma pesquisa rápida para se deparar com um grupo de mais de 10 marcas que seguem esta linha. Ou seja, você pode sim registrar seu nome e/ou sobrenome, ou de alguém falecido (desde que seus herdeiros permitam), transformando-os em uma marca.
UM EXEMPLO PARA ILUSTRAR
Digamos que exista alguém que se chama Julia Manacá. Ela deseja criar uma marca de roupas que tenha o seu nome completo. Dessa forma, ela executa o mesmo processo de registro de uma marca como qualquer outra: realiza a pesquisa no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, constatando que ninguém registrou esse nome antes, ela abre o processo de registro (você pode ler mais sobre isso aqui).
Mas, digamos que outra Julia Manacá, que calhou de possuir o mesmo nome, deseja abrir uma loja de sapatos também com o seu nome. Ela verifica no site do INPI e verifica que a marca Julia Manacá já está registrada, e, portanto, não está disponível.
O INPI trata esse tipo de caso como um registro de marca qualquer. O nome Julia Manacá se torna uma marca como Adidas ou Apple, e não apenas um nome próprio. Por isso, quem tem direito sobre o uso do nome como marca é quem registrou primeiro.
Ficou com alguma dúvida? Fale com o nosso time Manacá! Temos especialistas em toda a burocracia do INPI. Além disso, nossas redes sociais possuem conteúdos exclusivos. Siga a gente!
Comments