top of page

Marca Mista: o que é? Quais as vantagens de fazer o registro?


A marca mista é uma das formas mais utilizadas para o registro de marcas atualmente. Devido a sua mecânica, ela consegue englobar, de certa forma, o “melhor dos dois mundos”, pois oferece mais opções de personalização para a identidade da marca e proteção mais abrangente. Hoje, iremos te explicar como a marca mista pode ser uma excelente solução para empresas que desejam realizar o registro.


Tipos de marca


Quando registramos uma marca, temos um prazo de 10 anos até a renovação, portanto é sempre bom ter um conjunto completo para a identidade da marca desde o início, para que não seja necessário arcar com custos adicionais ao longo dos anos. Embora não seja possível alterar o registro já efetuado, é possível possuir mais de um registro com identidades distintas entre si. Temos ideia disso, quando mensuramos o que marcas como Coca-Cola fazem no decorrer dos anos, ao irem adequando seus desenhos de acordo com a realidade do mercado. Mas, antes de falarmos sobre, precisamos entender quais são os outros tipos de marca disponíveis para registro.


  • Nominativa - Também conhecida como verbal, esse é um formato em que apenas texto é registrado. Ou seja, apenas o nome da marca, sem uma imagem que faça parte da identidade visual.. Nesse formato não há nenhum tipo de identificador visual para a marca. Vale a pena notar que marcas como Coca-Cola não são consideradas nominativas, pois possuem um elemento visual que as identifica, através das letras em formato estilizado, por exemplo.

  • Figurativa - No caso desta, é composta apenas por desenho. Exemplos desse tipo são: Globo, Banco do Brasil e Apple. Embora essas marcas também possuam um nome registrado, são mais reconhecidas apenas por uma identidade visual, ou seja, um desenho, sem o acompanhamento de elementos textuais.

  • Tridimensional - Essa modalidade é uma bem menos utilizada dos que as outras, pois com o passar dos anos, as marcas foram adotando uma abordagem mais simplificada e de rápido entendimento. Ela simula um desenho 3D. A Coca-Cola já teve sua marca dessa forma. Mas, é cada vez mais difícil encontrar empresas que adotem essa modalidade.

  • Mista - Além de ser o modelo mais utilizado, é o mais indicado. Aqui temos uma junção entre figurativa e nominativa. Logo, é composta pelos dois formatos de registro, proporcionando uma proteção mais completa e, inclusive, aumentando as chances de sucesso do registro para a marca escolhida, uma vez que o INPI terá mais elementos para entender o que faz da sua marca única e inovadora.

Vantagens da marca mista


Como falamos anteriormente, essa é uma modalidade de marca que é mais indicada, pois oferece mais segurança ao seu negócio e sucesso durante o processo de registro. Além disso, é muito comum que haja arrependimento por quem fez o registro nominativo ou figurativo apenas, pois a empresa fica somente com aquela opção e possivelmente não conseguirá criar uma forte identificação com facilidade. A não ser que o posicionamento do seu negócio condiga muito com uma das duas opções, é válido pensar na marca mista.


É importante mencionar que, independente do formato de registro escolhido, os valores para isso não são diferentes, sendo assim, vale pensar sobre realizar um registro mais completo sem custos extras para isso!

O ideal a ser feito para não cometer erros na escolha do formato ideal de marca para a sua empresa é contar com especialistas que vão conseguir entregar uma análise mais precisa do seu caso.

Te agradecemos por ficar até aqui e por ter estado conosco hoje. Se você deseja ajuda com o registro da sua marca, fale conosco! Até a próxima!


Comments


bottom of page