O mês do consumidor pode ser considerado uma espécie de “black friday do primeiro semestre”, já que possui uma grande concentração de vendas, mesmo sendo um período relativamente próximo ao Natal. Instituído em 1983, nos Estados Unidos, o objetivo primário do Dia do Consumidor era dar segurança e garantia dos direitos dos consumidores. A partir disso, houve uma evolução para o que conhecemos como mês do consumidor e essa data passou a ser cada vez mais importante para estreitar a relação empresa x cliente. Mas, cada vez mais, é imprescindível saber estabelecer uma relação duradoura com o seu consumidor e estamos entrando em um mês que é a oportunidade ideal para isso. Hoje, falaremos sobre como aproveitar o mês do consumidor para fortalecer a sua marca na cabeça do cliente.
Por que é importante se comunicar com o seu público especialmente nesse período?
Quando falamos nesse assunto, o primeiro questionamento que surge é se não deveríamos ter esse tipo de cuidado todos os meses. A resposta é sim, mas o mercado é feito com sazonalidade e durante esse período, muito se fala sobre o tema do consumidor. A partir disso, o cliente ou potencial cliente já espera que nessas datas existam ofertas, promoções ou descontos e isso pode ser aproveitado pelas empresas para realizar uma aproximação por meio dessas estratégias.
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A importância do atendimento ao cliente no mês do consumidor
Como falamos acima, nessa época, as pessoas buscam mais saber sobre os produtos ou serviços. Uns dos principais canais de contato com o cliente são as mensagens e directs, quando pensamos no período em que estamos. As coisas estão cada vez mais urgentes. Por exemplo, quando alguém demora a responder uma mensagem de WhatsApp, é normal estranhar. Quando se trata de uma empresa, isso se intensifica ainda mais, pois o consumidor sempre vai esperar que o atendimento seja o mais rápido possível. Logo, é recomendado que a atenção seja redobrada durante o mês do consumidor, pois a tendência é que a procura seja maior, principalmente quando falamos de setores dentro do varejo.
Como aproveitar o mês do consumidor para fidelizar seu cliente?
Pensando que a fidelização do cliente é tão ou mais importante até do que a venda em si, vamos a alguns pontos importantes que valem ser cogitados. Uma parte importante que pode levar a compra é a oferta de condições especiais ou descontos para clientes que já tenham uma regularidade de compra, até porque a fidelização não é nada definitivo. Ações como essa podem estender o relacionamento desse público com a empresa. Além disso, vale a pena se atentar a periodicidade com que se comunica, durante esse período. Se planeje para intensificar as iniciativas de comunicação, já que todo mercado está falando disso. Inclusive, não perca a chance de estar de olho nas nossas redes sociais para aproveitar ao máximo o mês do consumidor.
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