top of page

Inteligência Artificial como facilitador do seu negócio

A inteligência artificial, há alguns anos, vem modificando a forma com que se realizam os processos no mercado, de forma geral. O resultado disso é uma otimização em processos que outrora eram realizados inteiramente por seres humanos. A tendência é que, nos próximos anos, cada vez mais tarefas sejam feitas por inteligências. Hoje, falaremos sobre alguns pontos que mostram que a inteligência artificial pode servir como otimizador para determinadas áreas do seu negócio.


Inteligência artificial como otimizadora


Até o século XIX, a forma com que os trabalhos eram feitos prejudicava a população operária, devido às longas jornadas, mas com o passar momento da industrialização, muitas tarefas passaram a ser destinadas às máquinas e agora, as inteligências já conseguem realizar tarefas simples, que eram feitas por humanos. Por exemplo, a profissão de datilógrafo era bem comum em meados dos anos 1990 e hoje já temos sistemas que transcrevem áudio, como o docs do Google.

E não se trata somente disso, mas de utilizar esse tipo de avanço tecnológico a favor do seu negócio. Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem evitar que você faça simples tarefas, podendo dedicar o seu tempo a demandas mais simples. Uma inteligência que já funciona há bastante tempo é o corretor ortográfico de editores de texto. Imagine ficar com o dicionário do lado corrigindo cada palavra ou tendo que destinar um profissional só para esse fim. Mas é bom lembrar que as ferramentas de inteligência servem para nos auxiliar. Ela jamais irá substituir um improviso de um ser humano.

Um claro exemplo disso é a aviação. Quando vemos um avião, percebemos quanta tecnologia é usada para fazer ele funcionar e voar. Mas, com tanto avanço, não seria possível ter voos sem pilotos? Possivelmente, sim, já que o piloto automático existe desde 1912. Mas segundo especialistas, determinadas possíveis ações do avião é interessante ter um ser humano para poder guiar, já que uma inteligência artificial não teria tanta capacidade de improviso quanto uma pessoa.



Exemplos de avanços


  • Recrutamento - Toda a análise de currículos pode ser feita direto pela ferramenta. Para entender o tamanho desse avanço, imagine uma empresa em fase de contratação, analisando 1000 currículos diferentes e fazendo anotações. A inteligência artificial pode ser um grande aliado para realizar o filtro necessário.

  • Atendimento ao cliente - Esse já é bem utilizado e conhecido pelo usuário. Serviços expressos que tenham uma temática exata podem ser executados pela inteligência artificial que dará todo o suporte necessário. Só tome cuidado para que esse mecanismo não soe descaso. Quando necessário, faça o atendimento com uma pessoa.

  • Análise de dados - A inteligência artificial pode ser aproveitada na análise de dados e oferecer percepções que podem passar despercebidos aos nossos olhos, até porque a função de ser exata.


Essas são apenas algumas das situações em que a inteligência artificial pode contribuir para as rotinas de um negócio, principalmente quando falamos de tarefas que seguem um padrão. Quanto mais informações dermos para ela, melhor será a resposta.



0 comentário

Comments


bottom of page