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Influencer! Saiba porque registrar sua marca

O registro de uma marca é cada vez mais indispensável para quem está empreendendo. Afinal, é importante resguardar sua marca e ter autonomia e autoridade para fazê-la crescer, sem sofrer a influência de terceiros.

O registro de marca é uma maneira segura de ter seu negócio protegido. Seja pequeno empreendedor ou influencer, o registro garante exclusividade de uso da marca em território nacional.

Registro de marca para influencers

Na atualidade, o número de influencers tem aumentado consideravelmente. O fato já é esperado, uma vez que cada vez mais as pessoas tomam decisões baseadas em opiniões e dicas que encontram na internet.

A forma de consumo mudou com o passar dos anos e, consequentemente, a forma de vender uma imagem ou produto também. Assim, os influencers são cada vez mais requisitados e, em alguns casos, criam suas próprias marcas, que podem caracterizar um produto ou serviço

O registro de marcas para esse público impede que terceiros façam o uso da marca, de maneira indevida ou sem autorização.

Registro de marca para pequenos empreendedores

O registro da marca é diferente do CNPJ do empreendimento, ambos importantes e necessários para o negócio. Somente com o registro, você terá exclusividade de uso da marca em território nacional. Registros na titularidade de pequenas empresas e pessoas físicas contam ainda com desconto de 60% nas taxas obrigatórias do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) . Confira com a Manacá se você é elegível para o desconto!

Como registrar sua marca

Em ambos os casos, o registro é realizado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Atualmente, o período para o INPI conceder um resultado para o seu processo, após a análise, é de aproximadamente 12 meses. Lembre-se: quanto antes você iniciar seu pedido, melhor! Afinal, a prioridade para obtenção do registro da marca escolhida é de quem entra com a solicitação primeiro. Entre os documentos necessários para iniciar um processo de registro com a Manacá estão:

Contrato social, em caso de pessoa jurídica; Procuração; Logomarca, caso possua

Além disso, ao iniciar o pedido de registro, é necessário escolher entre as formas de apresentação da sua marca, conforme consta abaixo:Nominativa — de maneira simples, é apenas o nome da empresa. Sem imagens ou qualquer outro tipo de ilustração.

Figurativa — utiliza apenas o desenho, a imagem. É o registro do logotipo da empresa que possui apenas desenhos ou símbolos de outros alfabetos.

Mista — a combinação de marca nominativa + marca mista. É muito utilizada para o registro de nome e logotipo de maneira simultânea.

Tridimensional — é o registro do design, do formato. É mais comum quando o registro é realizado para determinado produto.

Agora que você já conhece as diferentes apresentações para o seu registro de marca, e sabe a importância de realizar esse registro, até mesmo para pequenos empreendedores e influencers, dê início ao processo e tenha segurança de que ela não será usada indevidamente.

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