top of page

Gestão de tempo: dicas de como delegar tarefas e otimizar o seu tempo e sua produtividade

Por que delegar tarefas é importante para a gestão de tempo e produtividade


Existe uma máxima que fala que “só fica perfeito se fizermos nós mesmos”. Isso pode fazer sentido em algumas situações, mas também é necessário entender que “abraçar o mundo” vai fazer com que nenhuma das tarefas seja executada com excelência. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais, o trabalho bem feito é necessário para a fidelização. Não se trata apenas de entregar, mas de fornecer uma boa experiência. Nesse sentido, delegar tarefas da maneira correta é imprescindível para conseguir, não só extrair o melhor de cada membro da equipe, como também fazer com que isso seja refletido na entrega final. Hoje, vamos te dar dicas de como delegar tarefas para otimizar as suas rotinas e melhorar a produtividade e as suas entregas.


Como escolher a pessoa certa para delegar tarefas


No mesmo passo que falamos que é ideal delegar tarefas para membros da equipe, é necessário escolher com cuidado, para que a demanda não seja executada de maneira equivocada, já que delegar não significa transferir a responsabilidade para o outro e sim acompanhar o processo. É preciso escolher a pessoa certa para a tarefa certa, considerando as habilidades e competências de cada membro da equipe. Além disso, é fundamental garantir que haja clareza nas expectativas e prazos, bem como oferecer o suporte necessário para que a pessoa possa desempenhar a atividade com sucesso.



Ferramentas e recursos para otimizar a gestão de tempo e delegação de tarefas


Diversos tipos de plataforma podem ser cruciais para otimizar a gestão de tempo e a delegação de demandas. Em geral, elas vão permitir o acompanhamento do andamento dessas tarefas, além de automatizar processos repetitivos. Dentre elas, podemos citar:

  • Plataformas de gerenciamento de projetos - O principal ganho com esse tipo de ferramenta é a organização dos processos, incluindo datas, delegação e até a notificação de avanço de etapas. Opções: Trello, Notion e Monday.

  • Ferramentas de comunicação expressa - Um erro bem comum de empresas é utilizar apps de comunicação pessoal para tratar coisas de trabalho. Até mesmo o WhatsApp tem a sua versão Business, que vai oferecer vários recursos para auxiliar na interação dos membros. Opções: Slack, Discord e WhatsApp Business.

  • Treinamentos e capacitações - Investir em treinamentos e capacitações para a equipe pode ser uma ótima maneira de otimizar a delegação de tarefas. Esses recursos podem ajudar a desenvolver habilidades específicas e garantir que a equipe esteja alinhada com as expectativas e objetivos da organização.


A importância de delegar o cuidado com a sua marca


Quando falamos da propriedade intelectual do negócio, o principal bem é a marca. Nesse sentido, não importa quando, sempre é prejudicial ter problemas com a marca, principalmente por se tratar de uma questão legal. Para isso, faz sentido ter uma assessoria especializada cuidando da sua marca, tendo em vista que uma equipe dedicada a isso pode prevenir futuros grandes problemas para o negócio. Se você deseja saber um pouco mais sobre, fale conosco



0 comentário

コメント


bottom of page