A quantidade de jovens que aspira em ter seu próprio negócio está cada vez maior, especialmente nas gerações mais novas. Em meio a crises econômicas, pandemia global e falta de políticas que deem respaldo aos jovens desempregados, o sonho de ter o próprio negócio aumentou consideravelmente entre a faixa de 18 a 34 anos.
Segundo a pesquisa do Monitor Global do Empreendedorismo (GEM) de 2019, oito milhões de jovens brasileiros - dos 23,9 milhões -, com faixa etária entre 18 a 24 anos, já possuem o seu próprio negócio. Os números são surpreendentes e, sem sombras de dúvidas, é um dos maiores que temos até agora.
PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O JOVEM EMPREENDEDOR
Algumas das maiores dificuldades apresentadas pelos jovens empreendedores são:
muita burocracia, legislação difícil;
carência de conhecimentos sobre gestão e mercado;
dificuldade na hora de conseguir créditos e empréstimos com bancos;
redes de contatos pouco abrangentes; e
falta de incentivos governamentais.
É claro que esses impeditivos são enfrentados por outros tipos de investidores também, mas é uma dor que atinge principalmente os mais jovens. Eles são um grupo que, por entrarem no mercado como empreendedores em uma idade muito inferior ao que a maioria possui, têm a desvantagem de não terem a experiência de vida, nem experiência profissional.
É neste momento que empresas valiosas auxiliam o jovem nessa jornada, desmistificando a burocracia e facilitando processos complicados, como a Manacá. Além de prestar uma assessoria jurídica e de registro de marca, também lidamos com grande parte da burocracia para que os empreendedores possam focar no negócio.
CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO JOVEM NA PANDEMIA
Os trabalhadores que mais perderam emprego durante a pandemia possuem a idade entre 18 a 24 anos. E, curiosamente, foram esses jovens que também mais abriram o próprio negócio em 2020: o número cresceu 15% em relação a 2019.
A necessidade de se manter no mercado de trabalho foi um dos principais motivos para que tantos negócios fossem abertos por pessoas tão novas. Apesar de, no panorama geral, ainda representarem um número pequeno frente aos outros grandes empreendedores, é um fator impossível de ser ignorado.
A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR JOVEM
O jovem empreendedor está no mundo todo. O lado positivo é que esse tipo de empreendedorismo estimula a inovação e ideias sustentáveis, tendo em vista que os jovens tendem a se preocupar mais no que diz respeito aos seus valores e propósitos.
Os números do empreendedorismo jovem são extremamente animadores e atraentes. O caminho, porém, deve ser para uma sociedade que estimule essa faixa etária a empreender e que também ofereça condições para isso.
O empreendedor jovem também tende a ser mais corajoso a se arriscar e ir em busca de um futuro mais sólido. Existe uma preocupação de não conseguir certos direitos por mudanças na lei e cortes nos direitos trabalhistas, como, por exemplo, não conseguir receber uma aposentadoria digna.
Isso resulta em jovens que, mesmo sem formação, procuram abrir o próprio negócio. O segmento que mais atrai os jovens empreendedores são os serviços e comércio, porque não há uma necessidade prática de comprovar uma formação mais técnica. As portas estão abertas para qualquer um que tenha coragem, foco, planejamento e organização.
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