Desde 2019, o Brasil vem enfrentando uma crise agravada pela pandemia do COVID-19. Por causa disso, muitos brasileiros se viram desempregados e como única solução abrir seu próprio negócio, como forma de ganhar a renda própria.
Dessa maneira, o país apresentou um crescimento em cerca de 57% nas novas aplicações para registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Só em 2021 foram feitos mais de 380.000 pedidos de registro de marcas, segundo a central de estatísticas do INPI.
Mas o que significa esse aumento e por que o registro de marca é algo tão importante para o seu negócio? É o que veremos a seguir.
O QUE É E COMO FUNCIONA O REGISTRO DE MARCA
O registro de marca é um processo que pode ser realizado em qualquer etapa do seu negócio, mas extremamente indicada nas primeiras fases de criação da sua empresa. Com o registro, toda a propriedade industrial da sua companhia fica protegida por lei contra o uso de terceiros, além de tornar possível a expansão da sua marca através do licenciamento ou franquia.
Realizar o registro de sua marca é trazer inúmeros benefícios ao seu negócio. Dentre eles, podemos citar: a garantia de exclusividade sobre o uso da marca, a possibilidade de renda recorrente através de royalties, além de segurança para investir na divulgação da empresa sem arriscar ter que reiniciar tudo e trocar de nome.
Sem um registro, o nome da sua empresa perde valor e pode lhe dar muita dor de cabeça. Erick Oliveira, procurador do INPI, ressalta: “Marca sem registro é uma marca sem dono, de acordo com a Lei 9.279/96 (...) a única forma de garantir a propriedade sobre uma marca é com o registro no INPI”.
Esse processo de anotação na autarquia responsável é comumente negligenciado pelos empresários e empresárias brasileiras. Grande parte não registra a marca de suas empresas devido ao desconhecimento das vantagens e necessidade do registro. Mas qualquer pessoa pode iniciar o processo, seja física ou jurídica, desde que seja dona da marca.
Uma forma de se manter em um mercado extremamente concorrido é seguir um modelo de gestão cada vez mais profissional, portanto seguir toda a burocracia de registro no INPI.
Há, porém, uma maneira de se livrar completamente das burocracias e papeladas excessivas da autarquia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Para isso, é só entrar em contato com a Manacá! Somos uma consultoria especializada neste tipo de serviço, com profissionais experientes e acompanhamos seu processo do começo ao fim! Entre em contato agora mesmo.
Comments