Criar o nome do seu negócio é uma tarefa difícil, e uma tremenda responsabilidade. Nesse caso, a criatividade é sempre incentivada, mas com ressalvas. Ela também pode colocar você em uma baita confusão, se não tiver cuidado!
O nome é a porta de entrada do seu negócio e éa primeira coisa que o público-alvo verá e terá as primeiras impressões. Portanto, não é algo a se levar levianamente.
Fizemos um texto aqui no blog falando sobre como ser engenhoso e humorístico pode impulsionar a sua marca — Memes e registros: como o humor pode se transformar em marca!. Agora, vamos explicar um pouquinho sobre o lado não tão empolgante, porém completamente necessário, desse processo.
UM CASO CRIATIVO QUE DEU ERRADO
Quem nunca viu algum estabelecimento parodiar uma marca que já existe, nunca realmente andou pelas ruas do Brasil, não é mesmo? Um exemplo dessas lojas foi a de uma distribuidora de bebidas em Vitória, batizada de Caixaça, que neste ano fez o maior sucesso.
A distribuidora utilizava uma versão do logo da Caixa Econômica Federal, e até o slogan entrou no jogo: “venha pra Caixaça você também”. A ideia do empresário Adilson Ramos era dar ao seu estabelecimento um nome que chamasse atenção da cidade, porém a atenção que ganhou ultrapassou todas as suas expectativas! Uma foto da loja foi parar na internet e, logo, viralizou pelo país inteiro.
O nome super criativo acabou não dando muito certo, infelizmente. Adilson foi notificado pela Caixa Econômica Federal e obrigado a mudar o logo e slogan de sua loja, sob pena de multa, protegida pelo registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Adilson Ramos teve uma ideia muito criativa para a sua loja, mas não pensou nas consequências que ela traria. Centenas de brasileiros são notificados diariamente por situações como a relatada anteriormente e, para você não ser um deles, continue lendo!
COMO SER CRIATIVO E ORIGINAL
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é ter certeza que a linha de nomes que está seguindo não infringe nenhuma lei de propriedade intelectual. Então, ao fazer o primeiro brainstorming, opte por ideias divertidas e originais. Lembre-se que todo grande nome costuma se estabelecer contra a maré!
Uma boa dica é: escolha um nome que represente a essência de seus serviços e produtos, que relembre sua formação. Usar palavras diferentes, com origens em outras línguas também é uma ótima técnica — mas lembre-se de verificar o significado em fontes confiáveis.
Caso opte pelo humor, tome bastante cuidado! Consulte o regulamento do INPI e até onde você pode ir para não ter dores de cabeça lá na frente. É claro que os esses nomes são os que mais atraem a clientela, porém é necessário cautela. Na dúvida, você sempre pode contratar uma consultoria como a Manacá, que além de fazer todo o processo de registro de marca para você, ainda te auxilia em todas as etapas, desde a consulta na criação do nome, até o final do processo no INPI.
Nós também separamos um pequeno checklist para você seguir na hora de escolher o nome para o seu negócio:
Está disponível no INPI?
Diferencia você dos concorrentes?
Cria identificação com o público-alvo?
Fácil de lembrar?
Fácil de entender e pronunciar?
Tem significados estranhos em outros idiomas?
É original e único?
É apenas um guia e pode haver diversas variáveis! Solte sua criatividade, em um primeiro momento, e anote tudo o que vier. Misture palavras, junte nomes e sobrenomes, pesquise outras culturas. Enfim, tente inovar! Depois é a hora de fazer algumas seleções para então escolher os nomes finalistas.
Quando estiver com o nome escolhido em mãos, não esqueça de entrar em contato conosco! Assim, faremos o registro do seu negócio no INPI de maneira muito eficiente e sem dores de cabeça, com o melhor preço do mercado.
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