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CONHEÇA AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas é muito mais do que puffs, escorregadores e snacks no escritório. Assim como qualquer outro tipo de gestão, é uma estratégia gerencial e, portanto, engloba também os objetivos e interesses da empresa.


Basicamente, o principal objetivo das práticas de gestão é humanizar as organizações, aproximando a empresa do colaborador. Isso é feito através de políticas que deixam o ambiente de trabalho mais positivo e agradável para todos, líderes e colaboradores.


POR QUE APLICAR A GESTÃO DE PESSOAS?

Além de ter um time concentrado apenas nos talentos da sua empresa, e atento para o bem-estar da equipe, há melhorias visíveis no ambiente de trabalho que são impossíveis de serem ignoradas.


O aumento de produtividade é uma delas, algo que ocorre naturalmente quando há um ambiente positivo e leve de trabalho. A retenção de talentos também é algo perceptível com as mudanças feitas pela gestão de pessoas. Afinal, não apenas os colaboradores sentem-se motivados a continuar na empresa, como muitos talentos sentem-se atraídos a fazer parte desse ambiente.


A motivação é a chave para que uma empresa consiga mover montanhas. É por isso que a gestão de pessoas atua exatamente na motivação dos colaboradores e líderes. Assim, a empresa foca nos melhores talentos e, consequentemente, investe melhor seu dinheiro, inclusive reduzindo gastos desnecessários. Como isso é possível?


Profissionais motivados tendem a produzir muito mais, fazendo uma empresa operar com redução de custos. Essa redução acontece devido às eliminações de erros, da redução de horas extras, já que o tempo trabalhado será melhor aproveitado.


MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DE PESSOAS

  • Tenha um plano de carreira


É extremamente importante definir um plano de carreira, com salários para cada cargo, para que a empresa tenha uma política gerencial que funcione e seja eficiente. No entanto, também é essencial que haja uma delimitação de funções por cargo, além de claro, oferecer um salário que esteja dentro do que é oferecido pelo mercado.



  • Defina as funções de cada profissional


Todos os colaboradores devem entender seu papel e sua importância dentro da organização. Essas delimitações ajudam, também, na hora de acompanhar o trabalho de cada um dos colaboradores, além de facilitar os feedbacks. Por isso, a delimitação de suas responsabilidades e funções devem ser bem claras.


  • Incentive a autonomia


Conhece aquele famoso ditado “Saber ouvir é uma virtude”? A prática de ouvir o outro é essencial para a autonomia, principalmente se você encontra-se em uma posição de líder. Ouvir os colaboradores e aproveitar suas ideias é o começo da melhor parceria possível. Isso torna a empresa uma construção de todos, além de mais competitiva. Colaboradores que trabalham com diferentes graus de independência tendem a ser mais engajados e comprometidos com a empresa.


  • Dê feedbacks


Encontrar um equilíbrio entre apenas oferecer elogios ou só apontar erros é essencial para uma boa dinâmica empresarial. É importante saber reconhecer pontos fortes e um trabalho bem feito, mas também conversar sobre os pontos fracos em momentos oportunos. Feedbacks são tão importantes quanto qualquer outro processo gerencial e devem ser levados igualmente a sério!



Definitivamente, uma boa gestão de pessoas é aquela que analisa seus talentos individualmente e tenta adequá-lo às necessidades da empresa. No entanto, tão importante quanto adquirir novos talentos, é trabalhar para retê-los. Com uma boa prática de gestão de pessoas, esse processo será automático.



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