top of page

Como saber se a minha marca já existe?

Você pode descobrir se a sua marca já existe através de uma busca de anterioridade. Confira!

O que é busca de anterioridade?


A busca de anterioridade é um dos recursos mais importantes durante o processo de registro de marcas. Isso porque, através dos resultados obtidos, podemos estipular as chances de sucesso de obtenção do registro para uma marca, em um ramo de atuação específico.

A busca, quando feita de maneira aprofundada, apresenta, caso exista, uma relação das marcas iguais ou semelhantes à sua, que estão em processo de registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual ou mesmo, que já estão registradas. Ao pontuar estas marcas, desenha-se um cenário prévio, apontando fatores que podem trazer empecilhos ao registro da sua marca.

Lembre-se: a distintividade de uma marca é um dos principais requisitos levados em conta na análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para a concessão do registro.

Por que fazer a busca de anterioriade?

Apesar da busca de anterioridade não ser obrigatória para entrar com um pedido de registro, ela é essencial para que você repense sua estratégia no processo.

Pense em um jogo de videogame: quando você inicia, você não sabe quais obstáculos seu personagem enfrentará. Isso pode causar muitos problemas ao longo do jogo. Agora imagine que você teve acesso prévio a algumas armadilhas programadas no jogo: você tem a oportunidade de começar a fase com uma nova estratégia.

No processo de registro de marcas, a situação se assemelha um pouco. Com a busca de anterioridade, você passa a ter oportunidade de mudar sua estratégia rumo à obtenção do registro. Isso pode ser um fator chave para a segurança da sua marca e de todo os investimentos por trás dela!

0 comentário

Comments


bottom of page