O Branding, por definição, é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, criando assim uma estratégia de gestão que visa torná-la mais reconhecida e presente no mercado.
No entanto, na prática o Branding é muito mais do que esse conjunto de ações. Ele, sendo bem definido, estando condizente com os valores e o que a marca representa, além de bem aceito pelo seu público, vai gerar uma enorme conexão com as pessoas, trazendo assim mais respeito, credibilidade e confiança.
Mas como criar um Branding capaz de conquistar o público e trazer essa conexão tão poderosa? É justamente isso que iremos falar neste texto, apresentando seis passos para criar um Branding de respeito e influente para a sua marca.
Conheça a sua marca
Você precisa ter bem claro na sua mente algumas questões: Qual o propósito da marca? Qual a essência e os valores da marca? Qual a motivação dos donos ao criarem a marca? Qual a razão? O que ela quer entregar para os seus clientes?
Responder a essas questões faz parte da criação da personalidade da marca e será fundamental para criar conexão e vínculos com o seu público. Uma ótima maneira de ajudar a conhecer bem a marca é a criação da Missão, Visão e Valores.
Saiba quem é o seu público
Essa é uma etapa crucial para o sucesso da sua marca. Quando uma nova marca está entrando no mercado, é importante saber para quem você quer entregar o serviço ou produto. Para atingir esse objetivo, uma pesquisa é fundamental para evitar achismos e determinar de maneira precisa quem é o seu público.
Além disso, monitorar quem acessa o site e interagir nas redes sociais da marca, são maneiras eficientes e baratas de conhecer seu consumidor.
Mantenha sempre a escuta ativa.
Identidade visual
Depois de conhecer bem a marca, definir e entender o público, chegou a hora de criar como ela vai ser identificada pelo consumidor, ou seja, a identidade visual. Nesta fase, é importante definir um logotipo que materialize os valores da marca e seja memorável.
As cores, as fontes e os elementos visuais, também, devem ser coerentes, ter um significado e estar alinhadas com a personalidade da marca.
Tudo isso bem definido é fundamental para ajudar a consolidar a percepção que o público tem da marca.
Invista na estratégia de divulgação
Ter uma boa estratégia, principalmente de comunicação, na hora de lançar e divulgar a sua marca, é um dos pontos que irá determinar o sucesso ou não.
Um bom plano de ativação passa, necessariamente, pelas diversas possibilidades da mídia online, visto que as redes sociais são uma poderosa plataforma para promover a sua marca e se conectar com os clientes.
Ofereça uma experiência inesquecível
Depois de conhecer bem a marca, entender o público, criar uma identidade visual e investir em uma estratégia de divulgação, chegou a hora de conquistar de vez a tão sonhada conexão com o cliente através de uma experiência inesquecível, com o serviço ou produto.
Uma promessa encantadora, através da propaganda, eleva a expectativa do público e, se ele não tiver uma experiência boa, ficando frustrado, pode ser o fim da marca. Por isso, é de extrema importância manter a excelência na qualidade do produto ou serviço, de forma que fique bem alinhado com os valores da marca.
Conclusão
Você pode ter uma ótima marca, oferecer serviços ou produtos interessantes, porém se não possuir um branding poderoso, com narrativas que criem conexão com o público, a chance da marca não prosperar é grande.
Por isso, invista tempo e dinheiro na criação de uma boa estratégia de branding, em pesquisas para conhecer o seu público, em uma comunicação eficiente e, com um serviço ou produto de qualidade, com certeza colherá ótimos resultados.
Antes de produzir o branding da sua marca, não se esqueça de registrá-la, para maior proteção e segurança. Caso prefira ter a tranquilidade e o maior acompanhamento possível, fale conosco .
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