22 março 2021

Quanto tempo dura o registro de marca?

O ano de 2020 mudou muita coisa no cenário econômico trazendo novos empreendedores para o país. Começar um empreendimento é o principal passo para realizar o sonho da independência financeira e se tornar seu próprio chefe.

Um fator primordial é registrar sua marca, assim você terá exclusividade de uso em território nacional.
Você sabe como registrar sua marca, qual o tempo para realizar esse registro e o período de vigência? A Manacá é expert no assunto e separamos algumas instruções e dicas para você! Veja:

Como registrar uma marca:
Em um primeiro momento é importante ressaltar que pessoas físicas ou jurídicas podem realizar o registro. Então qualquer pessoa pode falar com a Manacá e começar a proteger sua marca!
O pedido de registro é realizado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A Manacá é sua aliada em todo o processo, mantendo você atualizado, sem perder prazos e facilitando cada etapa.
O registro de marca é muito importante pois resguarda o proprietário contra cópias, plágios e uso indevido se sua marca, ao mesmo tempo que proporciona segurança e vantagens exclusivas de uma marca única.

Quanto tempo para obter o registro de uma marca:
O tempo para obter uma decisão sobre um processo de registro atualmente, é de aproximadamente 1 ano.. Nesse período o INPI irá analisar os documentos e as formalidades requeridas. Uma comissão irá avaliar o pedido e o pagamento das taxas e após aproximadamente 12 meses, o INPI concederá uma decisão sobre o registro, que pode ser positiva ou negativa.

Quanto tempo dura o registro de uma marca
Caso o pedido para registro da marca seja deferido, é necessário realizar o pagamento do primeiro decênio de proteção da marca. Caso o pagamento não seja efetuado, o pedido é arquivado.

O certificado de registro é válido por 10 anos. Após esse período é necessário realizar a renovação do pedido, sendo necessário iniciar o processo no último ano de validade. Caso não seja efetuada a renovação, a marca deixa de ser propriedade exclusiva.

Após a confirmação e efetivação do registro, a marca fica resguardada em território nacional.

Por que registrar uma marca?
A importância de registrar sua marca é simples: é a única maneira de não correr mais riscos de perdê-la para outra empresa / pessoa. A Manacá tem esse compromisso de auxiliar em todo o processo de proteger sua marca de forma simplificada! Fale com a gente!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of