22 dezembro 2021

Os Golpes Envolvendo o INPI

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) às vezes pode parecer algo bem confuso, Isso faz com que fiquemos, muitas vezes, rendidos a terceiros por não termos todas as informações que precisamos. É aí que podemos cair em vários golpes. 

A Fraudes em Registro de Marca

O INPI disponibiliza todos os dados de todos os processos publicamente, e isso facilita que empresas e pessoas mal intencionadas utilizem esses dados para aplicarem os mais diversos golpes. Por isso, é importante que você, como pessoa física fazendo este processo, fique muito atenta aos detalhes que podem te salvar de uma baita dor de cabeça. 

  • Representantes do INPI

O INPI não atua por meio de representantes, de forma alguma. Em nenhum momento eles ligarão para você, ou mandarão algum tipo de email cobrando taxas, enviando qualquer tipo de informação sobre seu processo. TODA a comunicação do INPI é feita exclusivamente pelo site, inclusive o pagamento de taxas. Qualquer informação sobre seu processo é emitida através de memorandos formais e públicos. 

  • Boletos e taxas

O INPI não emite nenhum boleto, e muito menos mandará para você por email. Não haverá cobranças por telefone, também. Novamente, a única forma de comunicação do INPI com você é pelo site do Instituto, apenas. Não existem representantes do INPI. O único boleto que você poderá pagar, será o que você mesmo irá gerar. Nenhuma pessoa poderá pedir para que você pague um boleto já gerado. Isso é de extrema importância. 

Como evitar os golpes

Um dos pontos principais é saber como o registro de marca no INPI funciona. Você pode conferir neste texto,clicando aqui. Saiba os valores de cada taxa, quando terá que pagá-las, o andamento do seu processo, etc. 

Quando receber um telefonema de um suposto “representante” do INPI, faça perguntas. Qual é o nome dele? Onde ele trabalha? Qual é o valor da taxa? Sobre o que é essa taxa? Logo você verá que se trata de um golpe.

Eu caí em um golpe, e agora?

Pegue todas as informações que puder! Nomes das pessoas, da empresa, telefones, boletos, tudo o que você conseguir. E não se culpe, todos nós somos vulneráveis a esse tipo de golpe. Com as informações reunidas, vá até qualquer unidade da Polícia Militar ou Civil, e faça um Boletim de Ocorrência. As fraudes não afetam o seu processo real no INPI, fique tranquilo!

Nós da Manacá recomendamos que você faça o Registro de Marca sempre com uma empresa qualificada para evitar, dentre outras coisas, riscos como esse. Fraudes acontecem em todos os âmbitos da sociedade, e por apenas 12x R$19,99 você pode se ver livre da dor de cabeça , e de preocupação,se assegurando que seu processo ficará em segurança. Entre em contato com o nosso time!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of