10 setembro 2021

Conheça 7 benefícios de registrar a sua marca

Por desconhecer o registro da marca e os seus benefícios, muitos empreendedores deixam essa questão de lado, por acharem que existem coisas mais importantes para resolver.

Com isso, um dos patrimônios mais importantes da empresa fica vulnerável, podendo ser registrado por outra pessoa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

A garantia do uso exclusivo e a proteção da marca, são apenas dois dos diversos benefícios que o empreendedor tem ao registrar o nome da sua empresa.

Pensando no melhor para a sua empresa, o Blog Manacá reuniu 7 benefícios que o registro de marca oferece e agora vamos apresentar para você.

Proteção da concorrência

Com o crescimento de seu negócio, é justificável que outras pessoas queiram usar sua marca para beneficiarem-se dela. Se sua marca não for registrada, a concorrência poderá usar sua marca sem autorização prévia, e isso pode prejudicar sua imagem e valor para os clientes, já que você não terá controle sobre isso. 

Registrar a marca de seu negócio evita que terceiros copiem sua marca, se beneficiem de sua imagem e ainda saiam ilesos. Com o registro de sua marca, você poderá receber indenizações pelas perdas causadas pela cópia e por danos materiais ou morais, conforme o caso. 

Marca como propriedade

Uma vez aceito o pedido de registro, você receberá um certificado de marca registrada, o que garante sua marca como sua propriedade. Você poderá deixá-la como herança, além de permitir seu uso como garantias em empréstimos, financiamentos e transações internacionais. Em outras palavras, uma marca sem registro é igual a cachorro sem dono!

Evitar a perda de investimento em publicidade e marketing 

Caso um terceiro registre a marca que você já utiliza em seu negócio antes de você, há o risco de perder todo o investimento já feito em publicidade e marketing de seu negócio. Independente de quanto tempo que a marca esteja sendo utilizada, você não terá nenhum direito sobre ela, podendo até sofrer processos e pagar indenizações caso continue usando-a.

Custos com a mudança de identidade e marca

Se por acaso sua marca não estiver registrada, você está correndo o risco de que um terceiro registre antes de você, e isso pode gerar empecilhos com alterações posteriores. Você terá que refazer todo o trabalho de criação e identidade visual de sua marca, além de prejudicar seu negócio pois há a possibilidade de você não alcançar o mesmo valor em uma nova marca. 

Aproveitar os direitos referentes à propriedade da marca

Um dos direitos de ser proprietário de uma marca é poder licenciá-la. Licenciamento de marca é um acordo onde o proprietário da marca “aluga” os direitos de uma parte de sua marca (seja um logotipo, um nome, etc.) para uma empresa ou pessoa que deseja utilizá-la. Somente marcas com registro no INPI podem ser licenciadas. Isso gera diversos benefícios e produtos com a sua marca, aumentando consequentemente os rendimentos do seu negócio, sem deixar de ser o dono da marca. 

Além disso, você também pode realizar a cessão de sua marca, uma vez que ela é uma propriedade sua. A cessão de pedido de marca será feita por meio de um contrato formal, onde você poderá vender a sua marca para um terceiro interessado nela. 

Boa imagem frente aos clientes

Um negócio com marca registrada é bem recebido pelos consumidores, especialmente por transmitir segurança, confiança e distinção ao público. O registro, portanto, concede autoridade ao seu negócio: afinal, é através da sua marca que seus clientes lembrarão dos seus produtos ou serviços.

Oportunidade de expandir o seus negócios

Além da possibilidade de cessão, o titular da marca também pode utilizar do método de expansão de negócios que são as franquias. Franquias são uma das maneiras mais efetivas e diretas de gerar mais receita para um negócio. Para que uma empresa se transforme em um modelo de franquia, ela precisa ter sua marca registrada, pois justamente a marca do negócio é um dos ativos centrais utilizados nessa forma de empreendimento.

Gostou do conteúdo, ficou com alguma dúvida, quer fazer perguntas? Escreva nos comentários que iremos responder com todo prazer.

Acompanhe as nossas redes sociais e fique sabendo tudo sobre registro de marcas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of