como-registrar-marca
12 maio 2020

Como fazer registro de marca?

Descubra como fazer registro de marca de maneira fácil e rápida.

Muitos se perguntam sobre como proteger seu negócio. A verdade é que o registro da sua marca é essencial para sua estratégia, seja ela qual for.

Confira neste artigo como proteger o seu ativo mais importante, em três passos!

Registro de marca: como fazer em 3 passos

Passo 1: Faça a busca de anterioridade

Você já possui a sua marca. Mas, como saber se ela já existe?

Fácil: através de uma busca prévia. Essa busca pode ser feita no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, através desse link.

Mas fique ligado: esta busca não garante o sucesso do registro da sua marca, que passa por um processo de análise pelo INPI, e dura em média 12 meses. 

Para entender mais a fundo as chances de registro da sua marca, à partir de porcentagens, você pode solicitar um relatório de busca Premium. Entenda mais aqui.

 

Passo 2: Entenda as características da sua marca

Você possui logomarca? Ou apenas um nome? Sua marca faz referência a um produto e/ou a um serviço? Qual o ramo de atuação da sua marca?

Estas são respostas básicas que você precisa ter antes de iniciar eu pedido.

Se você possui uma logomarca, poderá registrar sua marca de forma mista ou figurativa. A primeira consiste em uma marca que combina imagem e palavra. A segunda, é aquela constituída apenas por imagem. Se você não possui uma logomarca, não se preocupe: você pode registrar sua marca na forma nominativa, composta apenas por palavras, neologismos e combinações de letras e números.

Outro ponto crucial é entender em que classificação você deseja que sua marca seja registrada: você pode conferir aqui a listagem de classificação que o INPI adota, à partir de serviços e produtos.

Não tem certeza sobre qual classificação sua marca se encaixa? Entre em contato e saiba mais aqui.

 

Passo 3: Faça o depósito e acompanhe o pedido

Hora de preencher o pedido de registro com seus dados pessoais e com os dados da marca. Após o cadastro, é necessário pagar a taxa inicial (GRU) de pedido de registro. Saiba mais sobre as taxas aqui

Após o pagamento da taxa e o depósito do pedido, é necessário fazer o acompanhamento deste processo, uma das partes mais trabalhosas rumo à obtenção do certificado de registro. Este acompanhamento requer a visualização das Revistas de Propriedade Industrial, que são publicadas semanalmente, com os despachos acerca dos pedidos. É essencial o acompanhamento para que não se perca prazos e para atender possíveis requisições do INPI e oposições de terceiros.

Com a Manacá, você faz o seu pedido de registro 100% online e conta com uma equipe preparada para auxiliar no que for preciso. Assista o nosso vídeo e entenda como é é fácil registrar sua marca com a Manacá!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of