
Abriu uma empresa? O que você precisa saber:
Após todo o processo delicado de abrir uma empresa, vários são os questionamentos que perturbam o empreendedor. Como resultado, saber exatamente como prosseguir para definir o futuro do seu negócio, é fundamental. Quer que seu negócio não apenas sobreviva ao mercado, mas também seja um exemplo de sucesso? Veja as dicas da Manacá!
Seja realista e disciplinado
À princípio, seja realista: é muito improvável que sua empresa tenha um grande faturamento no início. Todavia, ser um empreendedor exige alta disciplina, porque o seu negócio depende diretamente de você. Por fim, molde seu comportamento, seja paciente, adquira conhecimentos administrativos e capacite-se.
Planejamento: ponto-chave
Que um planejamento adequado é necessário em qualquer investimento, não há dúvidas. Com certeza, antes de abrir sua empresa você planejou como e por onde começar, certo? Igualmente, para sobreviver no mercado, todas as atitudes que você terá precisam ser pensadas.
Assim, primeiro pare um pouco e planeje! Para ajudar, veja algumas sugestões:
Analise a sua situação atual;
Pense em metas à curto e longo prazo;
Visualize o que será preciso para alcançá-las;
Defina a estratégia, como produtos a serem vendidos.
Prepare a parte financeira
Logo, você tem que verificar o quanto pode investir, sem aplicar 100% do seu dinheiro de uma vez. A saúde financeira de uma empresa é o que a mantém funcionando e lucrando ao invés de somente gastar. Veja as dicas:
Mantenha o controle financeiro;
Acompanhe sempre o fluxo de caixa;
Faça boas aplicações e investimentos;
Mantenha o dinheiro da empresa separado daquele que você precisa no cotidiano. Dica de ouro!
Gestão de negócios
Ter um plano de negócios também é preciso. Coloque no papel tudo o que você vai precisar, como funcionários e fornecedores, definindo um ponto de partida e um destino de chegada. Traçar metas é essencial.
Em seguida, anote as despesas fixas mensais. Conheça tudo sobre seu produto, público-alvo, entenda o mercado e organize processos.
Registre sua marca
Atente-se: abrir CNPJ é diferente de ter Registro de Marca, por quê? O registro de marca é um título que garante a exclusividade de uso de uma marca em território nacional. Ou seja, sua marca somente será sua propriedade , mediante o registro no INPI.
Desta maneira, o CNPJ, número que identifica empresas, não é suficiente para garantir a exclusividade do nome da sua empresa. Lembre-se: o CNPJ. É o registro que o identifica no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Portanto, para evitar prejuízos financeiros e judiciais, fale com a Manacá e comece a fazer seu registro com a gente! Temos todo o suporte durante o processo de registro com o objetivo de facilitar (:
Conquiste espaço
Para conseguir lucro, é essencial conquistar o mercado e manter-se nele, mas como? Veja essa lista de dicas:
Faça sua marca ser conhecida;
Conquiste autoridade:
Esteja sempre atualizado;
Procure “sanar as dores” da clientela;
Conheça seus concorrentes;
Tenha uma lista com bons contatos;
Atualmente, um dos grandes segredos do sucesso de empresas é investir na Internet! Por isso, busque manter a presença digital da sua empresa.
Lembre-se! A Manacá é sua aliada no processo de registro de marca! Fale com a gente!
Comentários estão fechados.